Projeto Partilha complea 22 anos

 

 

O Projeto Partilha da Paróquia de São Francisco completou neste mês de março 22 anos de existência. Numa celebração de ação de graças, mas resguardando o espírito quaresmal, os paroquianos comemoraram esta data que marca muitas realizações na caminhada da comunidade.

Estiveram presentes visitantes de várias outras paróquias, os seminaristas filhos da Paróquia de São Francisco, Davi e Emanuel, além da presença de representantes das desesseis comunidades que formam a rede de comunidades de São Francisco.

Ao longo de duas décadas, o projeto, que foi pioneiro na Diocese do Crato, possibilitou o desenvolvimento de lideranças consciêntes e preparadas para semear a fé diante dos desafios do mundo contemporâneo.

Dentre as iniciativas possibilitadas pelo projeto lembramos a Caminhada da Fraternidade no Dia do Trabalho que arrasta multidão promovendo a fraternidade entre a Paróquia de São Francisco em Crato e a o Santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte. A criação da Rádio São Francisco e a promoção humana realizada pelas pastorais sociais e demais pastorais através dos trabalhos de evangelização.

A Paróquia de São Francisco constiui-se assim com um rosto muito próprio de viver  a comunhão com a Igreja e o povo de Deus. A hospitalidade a acolhida são marcas registradas do Projeto Partilha que sempre recebeu pessoas de diversos lugares para os momentos celebrativos. Suscitou assim, dentre outros valores, esse caráter de verdadeira irmandade com outras comunidades preparando a consciência para o que a Igreja exorta hoje no documento de Aparecidada: Igreja, comunidade de comunidades. Além disso o envolvimento maior de cada família naquilo que também suscita o 13º Interecleisial de CEB’s: “Minha casa é uma casa de missão.”

A celebração de aniversário foi marcada pela ênfase ao símbolo do ano da fé, a luminária da fé, exortando a todos a buscar uma profundidade maior no compromisso com os ensinamentos de Jesus Cristo. Álém disso, a animação feita pela pastoral da Juventudo constiuiu-se como espaço para a propagação das motivações trazidas pela Jornada Mundial da Juventude e da Campanha da Fraternidade.

O Pe. Marcondes  proferiu sua homilia com uma reflexão a respeito da eleição do novo Pontífice o Papa Francisco e o significado deste momento histórico na vida de todos os cristãos, destacando as últimas palavras por ocasião da celebração do Angelus em Roma, quando o Papa falava da misericórida de Deus neste tempo de preparação para a Páscoa: “Deus não se cansa de nos perdoar, nós é que nos cansamos de pedir perdão.”

Subsidiado pelo projeto partilha, hoje a Paróquia de São Francisco realiza assitência social através de suas pastorais como a Pastoral da Criança e do Idoso, apoio ao Projeto Nova Vida, ONG de inspiração franciscana e parceira da paróquia nos trabalhos ligados a pastoral da juventude, apoio aos jovens e famílias em situação de risco através da educação, arte como teatro e dança e prevenção às drogas, já tendo enviado vários grupos para apresentarem a riquesa de nossa cultura na Europa.

Além disso, através da Cáritas Diocesana realiza trabalhos de promoção humana e promoção de renda e valorização da identidade cultural nas comunidades de São José do Chico Gomes e Sagrado Coração de Jesus no Baixio das Palmeiras e Sagrada Família no Baixio do Muquém.

É o Projeto Partilha que possibilita os trabalhos da Catequese Paroquial atendendo as crianças, jovens e adultos, sobretudo que se preparam para os sacramentos.

Muitas campanhas foram também realizadas para a assistência aos mais necessitados, de modo espeical a idosos, desempregados ou doentes, com aquisião de cadeiras de rodas, cestas-básicas, remédios, roupas, material para gestantes etc. Outras tantas possibitam a constante renovação da estrutura material e de serviços na sede da Paróquia.

É preciso lembrar ainda a presença constante de missionários nas famílias tanto em momentos celebrativos dentro do ano litúrgico como a presença semanal nas residências através da Pastoral da Família, Legião de Maria e Movimento da Mãe Rainha. E agora a Paróquia se prepara para retomar atividades que já existiram no passado como o ECC.

Desejamos que cada vez mais São Francisco de Assis inspire devotos a engajarem-se no Projeto Partilha para que assim, com a ajuda de todos a Paróquia possa cumprir a sua missão.

Published in: on 18 de março de 2013 at 6:05 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://paroquiasf.wordpress.com/2013/03/18/projeto-partilha-complea-22-anos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: